visitas

terça-feira, 15 de julho de 2014

SÃO BOAVENTURA, O GRANDE DOUTOR FRANCISCANO


João de Fidanza, filho de João de Fidanza e Maria Ristelli, nasceu em Bagnoregio, do distrito de Viterbo, dos Estados Pontifícios, em 1221. Curou-se na infância de grave doença, depois de uma invocação a São Francisco de Assis feita por sua mãe, a que faz referência o próprio São Boaventura (Sermo de B. Francisco, serm.3). 


Pelo ano 1234 seguiu para a Faculdade das Artes, de Paris, onde se graduava pelo ano 1240. Ingressou aos 17 anos na Ordem dos Franciscanos, onde assumiu o nome de Boaventura. Talvez estivesse motivado pela devoção a São Francisco que lhe vinha da infância, e ainda pela admiração a Alexandre de Hales, por quem se deixara orientar doutrinariamente, enfim pelo apreço em que levava o espírito da Ordem, como se infere de suas mesmas palavras. 

A teologia a estudou provavelmente sob Alexandre de Hales (+ 1245), porque o chama de pai e mestre. Boaventura principia o magistério em 1248 como bacharel bíblico, com o Comentário ao Evangelho de S. Lucas; conforme os estatutos da Universidade, dois anos depois, como bacharel sentenciário, explicaria a Sentenças, o que teria feito, então, em 1250 e 1251; na mesma sequência deveria chegar ao doutorado em teologia em 1253. Frente às dificuldades criadas então aos religiosos, parece que Boaventura só conseguiu o reconhecimento do título em 1257. 

Mas, abandonou exatamente, então, o magistério, passando então ao posto de Geral da Ordem franciscana; tinha 36 anos. Dedicou-se à causa da Ordem, à sua espiritualidade e à pregação em geral. Em 1273 foi feito cardeal e bispo de Albano. Exerceu especiais incumbências no Concílio de Lyon, quando foi conseguida a união com a Igreja Grega (6-7-1274), a qual todavia foi precária. Oito dias após o Concílio faleceu o cardeal (14-7-1274). Foi canonizado em 1482 e declarado doutor da Igreja em 1587. 

Boaventura chegara mais cedo a Paris que São Tomás; enquanto o primeiro se graduava em artes em Paris em 1240, Tomás chegará a Paris em 1245, para seguir em 1248 para Colônia. Boaventura completa o tirocínio para a conquista do grau de mestre em 1253, Tomás, que retornara a Paris, lecionou ali de 1252 a 1259, depois seguindo para a Itália (1259-1268). 

Cessou, porém o magistério de Boaventura em 1257. Entretanto Boaventura não paralisou as suas preocupações intelectuais. Foi a um tempo, um homem de estudo, de ação e além de místico. Não participou das controvérsias tomistas de 1270, mas apoiou tacitamente a oposição, que era agostiniana. 

A obra literária de S. Boaventura é relativamente grande, principalmente tendo em consideração que lecionou apenas 10 anos (1248-1257), de quando datam os livros do tipo escolar. São de interesse filosófico: 

Comentários sobres as Sentenças (c. 1248-1255); 
Quaestiones disputates, sendo 7 De scientia christi, 8 de Mysterio Trinitatis, 4 de perfectione evangelica; 
Itinerarium mentis ad Deum (1259); 
Breviloquium (antes de 1257); De reductione artium ad theologiam; 
e os tratados sobre os Tópicos, Meteoros, e De generatione de Aristóteles. 

Deixou também numerosos sermões e escritos de natureza mística. São Boaventura morreu no dia 15 de Julho do ano de 1274. 

ORAÇÃO - Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de São Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Justa, Rosália e Charbel.

Fonte: http://franciscanos.org.br/?p=59356#sthash.yHoVz1in.dpuf

segunda-feira, 7 de julho de 2014

FREI AFONSO SCHOMAKER RECEBE VISITA DA IRMÃ MORTE

Faleceu neste domingo, 06 de julho, no Recife Frei Afonso Schomaker, OFM, que encontrava-se internado há oito dias por causa de uma luxação de quadril (esquerdo). Apesar de ter sido operado, complicações fruto de uma infecção respiratória debilitaram sua saúde para estado gravíssimo, vindo a receber na noite de ontem a visita da irmã morte. 

Frei Afonso Schomaker nasceu aos 14 de fevereiro de 1937 em Glandorf – Alemanha. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1958, e logo depois foi enviado ao Brasil, onde fez sua profissão solene em 1962 e foi ordenado presbítero em 1964. Sua atuação nas paróquias franciscanas do bairro de Santo Amaro, no Recife, e de Aracaju foram marcantes. Em 1994 foi eleito Ministro Provincial, desempenhando este serviço com empenho e dedicação. Atualmente integrava a Fraternidade de Santo Antônio, no Recife. 

A missa de Exéquias será celebrada às 14hs e logo após acontecerá o sepultamento no Cemitério no bairro de Santo Amaro. 

Descanse em paz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...