visitas

quarta-feira, 7 de março de 2012

QUARESMA: SILENCIAR, REVER A VIDA, RECOMEÇAR...

Estamos vivendo o tempo da Quaresma que nos prepara para celebrarmos a festa maior de nossa fé cristã: a Páscoa do Senhor.
Durante quarenta dias, somos chamados a viver nosso dia a dia dentro de um clima de conversão, isto é, de mudança de vida, de volta ao coração de Deus, avaliando como estamos vivendo a nossa vocação e missão de cristãos num mundo sempre mais desafiador.

Somos chamados como Igreja a respondermos com profundidade a algumas perguntas fundamentais para nossa fé? O que significa ser cristão e estar no mundo como discípulo de Jesus Cristo? O que significa acreditar na morte e ressurreição de Jesus Cristo? Como estamos vivendo nosso batismo?

Durante quarenta dias, somos chamados a responder essas perguntas, num clima de silencio, de oração e de compromisso com a realidade que nos cerca. Na quarta-feira de cinzas a palavra de Deus nos propôs reconhecer nossa fragilidade – somos pó, cinzas – mas se ouvimos o que o Senhor nos diz e nos deixamos guiar por seus mandamentos a nossa vida limitada se torna plena pela força do Filho de Deus, Jesus Cristo, que nos amou até a morte de cruz.

A Quaresma lembra os quarenta dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para assumir Sua missão no mundo, conforme a vontade do Pai e a ação do Espírito em Sua vida. Lá no deserto Ele foi tentado pelo demônio resistindo a todas as seduções do mal com a força da Palavra de Deus, pois, como disse Ele ao tentador, “nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4).

A quaresma anual que vivemos como Igreja e seguidores de Jesus, é um tempo suficiente para olharmos nossa vida e avaliarmos nossa fidelidade ao Senhor. É tempo de conversão, de mudança de vida. Vivemos em meio a muitas seduções. O barulho do mundo atrapalha a escuta da Palavra de Deus. É preciso, então, dar um tempo, buscar o deserto para reaprender a ouvir o que o Senhor está nos dizendo e pedindo que façamos para que a vida se torne abundante e plena e não uma rotina onde vivemos oprimidos e seduzidos pelo busca desenfreada do ter, do poder e do prazer.

A exemplo de Jesus, busquemos um lugar de silencio para ouvir a voz do Pai e deixar que ela converta nosso coração. Não preciso ir longe, basta parar um momento suficiente durante o dia. Pode ser em casa, acordando um pouco mais cedo; pode ser indo a uma igreja... O importante é que em Cristo nos reconciliemos com Deus e não recebamos a graça de Deus em vão (cf. 2Cor 5,20.6,1).

O Senhor lhes dê a Paz!

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...