visitas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FALECEU EM SALVADOR, FREI FERNANDO SCHNITKER, OFM

Faleceu ontem, dia 26 de junho de 2011, Frei Fernando Schnitker. Ele tinha 82 anos de idade (06/06), completaria 62 de vida religiosa (24/09) e 56 de ordenação presbiteral (28/10). Era membro da Fraternidade de São Francisco em Salvador. Foi internado no dia 25 de março deste ano no Hospital Manoel Victorini, em Salvador, para cuidar do fêmur que fora fraturado devido a uma queda.

A cirurgia ocorreu no dia 12/04. Após a cirurgia, no dia 23/05, foi transferido para o Hospital Santo Antonio.

Sua vida foi marcada pela dedicação à Família Franciscana, sobretudo a Ordem Franciscana Secular – OFS edificando novas fraternidades e zelando pela formação de seus membros.

Frei Fernandes, OFM
Fonte: http://fradesofm.blogspot.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A TRINDADE PRESENTE EM NOSSA VIDA

Celebramos ontem a solenidade da Santíssima Trindade! Com toda a Igreja confessamos que Deus não é solidão, mas comunhão das três divinas Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Um só Deus em Três Pessoas! É assim que, em poucas palavras, a doutrina de nossa Igreja proclama o mistério indizível de nosso Deus!

Juntamente com o Judaísmo e o Islamismo, nós cristãos vivemos a herança religiosa monoteísta, isto é, cremos em um só Deus, como reza o Credo, a profissão de fé de nossa Igreja. Mas a nossa experiência de Deus, feita e vivida em Jesus de Nazaré, nos faz compreender que no Deus único e verdadeiro, a quem chamamos de Pai, há uma comunhão de vida, de poder e de amor à qual, em nossa gramática da fé, em nossa teologia, chamamos de Trindade - a Santíssima Trindade!

Jesus nos revelou um Deus que é amor e que é o princípio de toda a vida. A vida que tem Nele origem e para Ele “caminha”, é fruto de uma Palavra amorosa pronunciada desde o início da criação, e ao mesmo tempo de um Sopro que dá força e dinamismo a tudo o que existe! No primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, encontramos no capítulo primeiro e nos três primeiros versículos justamente o que afirmamos: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: ‘Faça-se a luz”!

O mistério de Deus que para nós cristão é o mistério da Santíssima Trindade, é uma realidade que vai se revelando amorosamente a toda a humanidade e que teve seu ponto culminante na pessoa de Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Trindade, o Deus conosco. Falar da Trindade pode parecer difícil, incompreensível à razão humana e até causar dificuldades teológicas no diálogo com as outras religiões monoteístas, mas, na prática, no dia a dia, compreendemos que a verdade amorosa da Trindade se faz presente na diversidade existente em toda a criação, particularmente na humanidade!

Mas, ao mesmo tempo, na diversidade há uma busca de unidade, de diálogo, de comunhão e solidariedade! Em tudo o que existe constatamos essa diversidade: interioridade e exterioridade, o direito e o avesso, a lado de cima e de baixo, a profundidade e a superfície, mas, ao mesmo tempo há uma convergência: tudo tende para a comunhão, a partilha e a complementaridade. Para nós cristãos, tudo é fruto da comunhão trinitária presente em toda a criação.

Nosso pai São Francisco é chamado de “adorador da Santíssima Trindade”, pois toda sua vida foi marcada pelo dinamismo amoroso do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Já no inicio de sua fraternidade quando Deus lhe deu seus primeiros dois irmãos, Francisco dirigiu-se à igrejinha da Porciúncula e lá “abriu três vezes o Evangelho em honra da Santíssima Trindade” e assim pediu conselho a Cristo para começar sua forma de vida evangélica. Também Francisco fundou três Ordens – a dos frades, a das Irmãs Clarissas, com Santa Clara e a Ordem Terceira, dos leigos e leigas – e dizem as fontes franciscanas: “A Igreja de Deus se sentiu renovada pelas três Ordens fundadas por Francisco em memória da Santíssima Trindade”.

Façamos no cotidiano de nossa vida a experiência da Trindade na convivência em nossa família, no ambiente de nosso trabalho e na comunhão com a natureza criada amorosamente por Deus que é Trindade. O mais importante não é a especulação filosófica e teológica acerca do mistério de Deus. O importante mesmo é deixar-nos envolver pelo amor deste Deus que nos criou por amor e para amar e que nos faz viver num mundo onde só há alegria e sentido para viver quando buscamos a comunhão, a comunicação e a solidariedade com todas as pessoas e com toda a criação.

Frei Marconi Lins, OFM

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MOMENTOS EM FOTOS DO DIA DE SANTO ANTÔNIO NO CONVENTO DO RECIFE






































OBRIGADO A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REALIZAÇÃO DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2011.
E VIVA SANTO ANTÔNIO!

ESTÁ ACONTECENDO A FESTA DE SANTO ANTÔNIO NO CONVENTO DO RECIFE

Nosso convento está em festa! Centenas de devotos(as) passaram e ainda passarão para prestar suas homenagens ao santo Padroeiro de nossa Província Franciscana, Arquidiocese de Olinda e Recife, Cidade do Recife e do Estado de Pernambuco. A programação iniciou-se logo cedo com uma missa às 06 horas da manhã e no decorrer do dia outras missas serão celebradas. Às 10 horas aconteceu a Missa Solene celebrada pelo Monsenhor Lino, representante da Arquidiocese de Olinda e Recife, concelebrada pelo Ministro Provincial Frei Marconi Lins, OFM e demais frades presentes. Foi um momento muito importante para todos os que estavam no Convento.

Se alguém perguntar qual o significado da vida de Santo Antônio para a Igreja e a humanidade podemos seguramente dizer que ele contribuiu de modo significada para desenvolvimento da espiritualidade franciscana, com seus salientes dotes de inteligência, equilíbrio, zelo apostólico e, principalmente; fervor místico. Grande pregador e missionário popular, anunciou a Palavra de Deus por onde passou não só com a eloqüência de sua pregação mas com o exemplo de sua vida. Daí proclamar: “Cessem as palavras, falem as obras! O mundo está saturado de palavras vazias.”








segunda-feira, 6 de junho de 2011

MISSA PRESIDIDA PELO MINISTRO GERAL MARCA OS MOMENTOS FINAIS DO 1º ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE

Contando com a participação da comunidade canindeense a missa de despedida foi transmitida pela Rede Vida de Televisão e foi presidida pelo Mininstro Geral Frei José Carballo que na sua homilia faz menção ao evento como sendo um envio, a partir do qual, começa a missão de cada um dos animadores. Ele enfatiza o papel do jovem no mundo atual diante dos desafios e escolhas com as quais se tem de conviver até à morada celeste, onde alíás Jesus os aguarda, falando assim da festa que a igreja celebra; a ascenção do Senhor à direita do Pai.





Alguns flashs ficarão gravados na memória de quem participou do I Encontro Nacional de Jovens da CFMB que chega ao seu ultimo dia na "cidade de fé" deixando no ar um cheiro de nostalgia. O encontro termina, começa agora a longa jornada de trabalho! A diferença está nas energias espirituais plenamente renovadas.









Fonte: texto e fotos: http://sifem-cfmb.blogspot.com/2011/06/frei-jose-carballo-preside-missa.html

sábado, 4 de junho de 2011

2º DIA DE ENCONTRO SERÁ MARCADO PELA PRESENÇA DO MINISTRO GERAL.

Frei José Rodríguez Carballo nasceu na Espanha em 11 de agosto de 1953. Fez sua profissão solene em 1º de janeiro de 1976 sendo ordenado ordenado sacerdote em 26 de junho de 1977. Pertence à Província de Santiago de Compostela e é desde 2003 Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, cargo que exercerá até 2015.

Como parte de sua agenda em solo canindeense, visita aos jovens do I Encontro Nacional onde proferirá mensagem de encorajamento e luz. Celebra neste sábado às 10h30 no mosteiro das irmãs clarissas a abertura oficial do ano jubilar das comemorações de 800 anos da segunda ordem fundada por São Francisco, a ordem das clarisas que somam ao todo 22 mosteiros espalhaodos pelo Brasil, dos quais 17 tem representatividade nesta ocasião em Canindé.


Frei José Rodríguez Carballo presidirá a celebração que encerra o I Encontro Nacional de Jovens da CFMB neste domingo às 07 da manhã na gruta de nossa senhora de Lourdes atrás da Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé e será transmitida ao vivo para todo Brasil através da Rede Vida de Televisão.

Fonte: texto e foto: http://sifem-cfmb.blogspot.com/2011/06/2-dia-de-encontro-sera-marcado-pela.html

VÍDEO DO MINISTRO PROVINCIAL POR OCASIÃO DO JUBILEU DA ORDEM DE SANTA CLARA

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESTÁ ACONTECENDO O ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS EM CANINDÉ-CE

Vindas das cinco regiões do Brasil, representantes das províncias franciscanas, começaram a chegar já neste dia 02 de junho para na manhã desta sexta-feira dar início ao encontro de proporções internacionais. A Abertura do I Encontro Nacional da Juventude que já conta com a presença de dez províncias: Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, Província São Francisco de Assis, Santíssimo Nome de Jesus, Nossa Senhora da Assunção, Santo Antônio do Brasil, Sta. Cruz, Fundação Nossa Senhora de Fátima, Custódia do Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição e a Fundação Nossa Senhora das Graças.








As caravanas organizadas pelas paróquias trazem jovens dos estados, entre eles: São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Piauí, Mato Grosso e ainda Rio Grande do Sul.
O Ministro Provincial Frei Marconi Lins Araújo, da província de Santo Antônio do Brasil acolheu aos participantes do evento como parte da programação de abertura do encontro.

Fonte: Texto e fotos: http://sifem-cfmb.blogspot.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nesse dia 05 de junho acontece mais uma transmissão da Santa Missa da Basílica de São Francisco das Chagas pela Rede Vida de Televisão, às 7h da manhã, horário de Brasília.

Por ocasião do Encontro Nacional de Jovens da CFMB, que estará acontecendo entre os dias 02 e 05 de junho, também estará participando dessa celebração transmitida para todo o Brasil, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Carballo OFM, o Ministro da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Frei Marconi Lins OFM, e demais frades das províncias presente no Santuário de Canindé.

Junte sua família e amigos para acolher a mensagem franciscana de evangelização e as bênçãos do Santuário de São Francisco, pelos nossos irmãos franciscanos.

Fonte: http://www.santuariodecaninde.com/noticias.php?ident=397


CARTA DO MINISTRO PROVINCIAL

Ordem dos Frades Menores PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL
MENSAGEM PELA PASSAGEM DO DIA DA PROVÍNCIA 2011






Caríssimos confrades,

Paz e Bem!


Estamos iniciando o mês de junho no qual celebramos festivamente Santo Antônio, padroeiro de nossa Província!


Este é o sexto ano em vamos também, de modo muito especial, celebrar no dia 13, o Dia da Província! A intenção é estimular em todos nós que somos a Província Franciscana de Santo Antônio, o sentido de pertença, de amor e compromisso com a nossa história quatro vezes secular, vivendo no presente a riqueza do carisma de São Francisco, inseridos particularmente na realidade nordestina do Brasil, mas também presentes no norte do Pará, entre os índios Tiriyó e na Alemanha.

Este ano muitos acontecimentos devem ser considerados e lembrados, pois enriquecem esta data tão especial para a vida e a missão de nossa Fraternidade provincial. Primeiramente a visita de nosso Ministro geral, Frei José Rodríguez Carballo, acompanhado do Definidor geral para a América Latina, Frei Nestor Inácio Schwerz, que estarão entre nós, em Canindé, de 3 a 6, conversando conosco, ouvindo o que gostaríamos de partilhar com eles, vendo um pouco de nossa realidade e ajudando-nos a dar passos concretos no caminho do redimensionamento e reestruturação de nossa Província. Estamos no ano pré-capitular e devemos viver cada dia no rumo de nossa grande assembleia provincial!

Também em Canindé, nesses dias, estamos unidos às nossas Irmãs Clarissas, vindas de todos os mosteiros do Brasil, para um tempo forte de formação, convívio fraterno e de celebrações neste Ano Clariano em preparação ao 8º Centenário da fundação da Ordem de Santa Clara. Com nossas irmãs queremos assumir o compromisso fraterno de ser-lhes próximos, partilhando nossa vida e missão de frades menores, enriquecendo-nos com a vida de contemplação, oração e silencio que vivem, a exemplo de nossa mãe Clara de Assis. Ainda durante esses dias, mais precisamente de 2 a 5 de junho, acontecerá o 1º Encontro Nacional da Juventude, congregando jovens vindos de todo o Brasil que estão conosco em nossa missão evangelizadora nas onze entidades OFM, que formam a Conferencia dos Ministros Provinciais OFM do Brasil (CFMB).

No dia 27 de outubro deste ano, celebraremos os 25 anos do Espírito de Assis, lembrando o grande encontro, em que João Paulo II realizou um grande sonho, convidando os representantes das religiões do mundo a Assis, para que uma única canção de paz, provenientes de muitos corações e em muitas línguas, pudesse ser enviada ao Deus único (cf. http://spiritodiassisi.wordpress.com/).

Todos esses acontecimentos mostram a vitalidade e atualidade de nosso carisma francisclariano, e nos compromete a “avivar a qualidade evangélica de nossa vida, o nosso testemunho e o ardor missionário como frades singulares e como Fraternidade” (cf. Frei José Rodríguez Carballo, in Redimensionamento e Reestruturação, Roma, 2010). Eis os questionamentos principais que vêm à tona neste momento celebrativo: Qual o significado de nossa vida para a Igreja e a sociedade onde estamos inseridos? Qual o impacto profético que a nossa vida provoca na realidade onde vivemos nossa vocação e missão de frades menores?
Nossas referencias históricas, espirituais e missionárias enraizadas na forma vitæ de nosso pai seráfico São Francisco de Assis são tão profundas que não temos o direito de dar espaço ao pessimismo, acomodação e ressentimentos, sobretudo em tempos de crise e numa mudança de época como vivemos neste momento, mas de “partir novamente de Cristo e do seu Evangelho e repropor à Igreja e ao mundo a fecundidade de Cristo” (cf. Partir novamente do Evangelho, Curia generale dei Frati Minori, Roma,2010). Para isso é preciso estarmos dispostos pessoal e em fraternidade a ouvir a voz do Filho de Deus nos apelos da realidade da história humana, particularmente nos clamores dos pobres e gemidos da Criação que, em dores de parto, sofrem a exploração e devastação causada pelo poder econômico e sua nefasta influência em todos os setores de nossa vida.

É neste contexto de muitas sombras, mas onde o Espírito do Senhor está presente, que devemos, como frades menores, nesta Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, redescobrir a alegria de viver e testemunhar a vida abundante que Jesus Cristo nos deu com sua morte e ressurreição, a começar pela nossa vida em fraternidade!

Caríssimos confrades, não percamos tempo, e em nossas fraternidades, nos capítulos locais, nos encontros de casas vizinhas, em nossas atividades pastorais e missionárias, busquemos preparar-nos para o Capítulo Provincial 2012. E porque até agora pouco ou nada fizemos (cf. 1C 103,6), estabeleçamos diretrizes concretas, poucas, mas significativas para continuarmos marcando presença na construção de uma nova humanidade, sinal do Reino do Pai na história, com aquela atitude que marcou a vida de nosso pai Francisco, que mesmo debilitado fisicamente, estava sempre pensando em recomeçar (cf. 1C 103,7).

Feliz festividade de Santo Antônio! Feliz “Dia da Província”!
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Canindé, 1º de junho de 2011.


Frei Marconi Lins, OFM

Ministro Provincial


Provincialado dos Franciscanos: Rua do Imperador, 206 Santo Antônio
50010-240 Recife PE Brasil
Caixa Postal, 176 - 50001-970 Recife PE Brasil Telefone: + 55 81 3424-4556 Fax: + 55 81 3224-0033 Correio eletrônico: ofmne@terra.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

INÍCIO DAS FESTIVIDADES DE SANTO ANTÔNIO NO CONVENTO DO RECIFE

Caríssimos devotos e devotas de Santo Antônio,

“O Senhor lhes dê a Paz!”

Há mais de quatro séculos o Convento de Santo Antônio do Recife é o ponto de encontro de muitos devotos e devotas de Santo Antônio que reconhecem as maravilhas que a Trindade Santa operou e continua operando através do grande santo franciscano nascido em Lisboa, Portugal, por volta de 1195.

Se é verdade que muitos vem pedir a intercessão de Santo Antônio para suas necessidades físicas, morais e espirituais, vem também aprender com o ensinamento e a doutrina daquele que recebeu da Igreja o título de “Doutor do Evangelho”.

Bento XVI, no dia 10 de fevereiro do ano passado, em sua catequese semanal, falou de Santo Antônio com muita beleza e sabedoria, afirmando: “Escreve Santo Antônio: 'Cristo, que é a tua vida, está pendurado diante de ti, para que tu olhes para a cruz como para um espelho. Nela poderás conhecer quanto mortais foram as tuas feridas, que nenhum remédio teria podido curar, a não ser o do sangue do Filho de Deus. Se olhares bem, poderás dar-te conta de como são grandes a tua dignidade humana e o teu valor... Em nenhum outro lugar o homem pode aperceber-se melhor do seu valor, a não ser olhando para o espelho da cruz" (Sermones Dominicales et Festivi III, pp. 213-214).

Meditando estas palavras podemos compreender melhor a importância da imagem do Crucifixo para a nossa cultura, para o nosso humanismo nascido da fé cristã. Precisamente olhando para o Crucifixo vemos, como diz Santo Antônio, como é grande a dignidade humana e o valor do homem. Em nenhum outro ponto se pode compreender quanto o homem vale, precisamente porque Deus nos torna tão importantes, nos vê tão importantes, que somos, para Ele, dignos do seu sofrimento; assim, toda a dignidade humana aparece no espelho do Crucifixo e olhar em sua direção é sempre fonte do reconhecimento da dignidade humana”.

Temos muito que aprender com Santo Antônio e certamente assumir gestos concretos para contribuir com a defesa da dignidade humana, da justiça, da paz e da proteção ao meio ambiente. Este ano, em sintonia com a Igreja do Brasil, que na Campanha da Fraternidade nos convocou a refletir sobre o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”, queremos continuar aprofundando a partir do ensinamento evangélico de Santo Antônio, daí o tema central da Trezena 2011: SANTO ANTÔNIO PROFETA DA JUSTIÇA E AMIGO DA CRIAÇÃO.

Venha celebrar conosco! Venha ouvir a Palavra de Deus nos ensinamentos de Santo Antônio! Venha louvar a Trindade Santa com Santo Antônio! É o convite da Fraternidade dos Frades Menores do Convento de Santo Antônio do Recife.

Segue na postagem abaixo a programação da Trezena 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...