visitas

sábado, 26 de março de 2011

IRMÃ MORTE VISITA FREI ANÍZIO FREIRE, OFM

A PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL está de luto. Faleceu na madrugada deste sábado, 26 por volta das 04h, em Campina Grande-PB, aos 59 anos, Frei Anízio Freire OFM, que residia no Convento de São Francisco.

Ele estava internado desde o dia 27 de fevereiro no Hospital João XXIII em Campina Grande-PB com um quadro infeccioso, apresentando febre, diarréia e vômitos com sangue. Segundo os médicos, as medicações não faziam efeitos por conta dos vômitos, ocasionando assim as complicações e infelizmente o óbito do nosso irmão. Frei Anízio era bastante querido por onde passou e todos lamentaram sua partida.

Segue abaixo o discurso do Bispo da Diocese de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha lamentando sua partida. Texto extraído do site: paraibaonline.com.br


“O bispo da Diocese de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, lamentou na manhã deste sábado (26), o falecimento do frei Anísio Freire, ocorrido na madrugada deste sábado 26, em Campina Grande.

- A Diocese de Campina Grande se solidariza com toda a comunidade franciscana e apresenta votos de pesar pelo falecimento deste nosso irmão. Frei Anízio era biblista, ecologista e professor do nosso seminário diocesano. Asseguramos assim nossas orações pela vida eterna do frei – disse Dom Jaime, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rádio Caturité.”






Será celebrada uma missa de corpo
presente, no Convento de São Francisco, às 16h e em seguida acontece o sepultamento, na cidade de Lagoa Seca.

terça-feira, 15 de março de 2011

A QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Os tristes acontecimentos no Japão, devastado por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, seguido de um tsunami na sexta-feira passada, dia 11, que até o momento matou quase 1898 pessoas, enquanto mais de 15 mil continuam desaparecidas, mostram claramente que a “mãe terra” nos está dizendo alguma coisa! Aqui mesmo no Brasil, nos últimos dias, mais de 21 mil pessoas estão desabrigadas sem contar as mortes ocorridas por causa das chuvas caídas na região sul de nosso país!

Por mais que se diga que os desastres naturais são inevitáveis, pois nosso planeta está mudando constantemente, e que, por exemplo, o Japão está no chamado “circulo ou anel do fogo do Pacífico”, região onde os terremotos acontecem permanentemente, a verdade é que as mudanças climáticas são profundamente sentidas por todos nós, sobretudo o aquecimento global.



A Igreja Católica do Brasil iniciou na quarta-feira passada, dia 9, o tempo da quaresma, tempo de conversão, de mudança de vida que nos preparará, durante quarenta dias, para a celebração do mistério pascal de Jesus – Sua paixão, morte e ressurreição – que constitui o centro de nossa fé e vida cristã.

Crer Naquele que veio para que tenhamos vida em abundância, é viver uma vida nova, pautada por atitudes de respeito para com a vida dos outros e também para com a vida em nosso planeta. Por essa razão, dentro da Quaresma, nossa Igreja propõe que olhemos concretamente para uma realidade que nos diz respeito e que questiona nossa vida pessoal e comunitária, como a gravidade do aquecimento global e as mudanças climáticas.

Ser cristão, crer que Jesus morreu e ressuscitou para que tenhamos vida e vida plena, é acreditar na responsabilidade que temos com a vida que está em nós, nos outros e em toda a natureza. Assim, a Campanha da Fraternidade 2011, com o tema Fraternidade e a vida no planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”, citação tirada da Carta de São Paulo aos Romanos (8,22) quer ser uma ajuda para vivermos o tempo quaresmal na busca sincera de vivermos o nosso compromisso com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.




Ontem, em Ipojuca, aqui em Pernambuco, tive a oportunidade de participar de um encontro onde estiveram presentes um bom número de paroquianos, representantes do governo municipal, de empresários da industria açucareira, ambientalistas onde a mensagem da Campanha da Fraternidade foi refletida e aprofundada concretamente, dada as transformações que essa região de nosso estado tem sofrido com os impactos provocados pela implantação de muitas indústrias no entorno do Porto de Suape, bem como pelo projeto de uma grande barragem que terá impacto sócio-ambiental muito grande.

Na Campanha da Fraternidade deste ano, alegra-nos a referencia a São Francisco, sua maneira fraterna de se relacionar com todos os seres criados e com todo o universo que tem sua origem no amor criador do Altíssimo, onipotente e bom Deus, como canta o pobre de Assis em seu Cântico das Criaturas. Também nos é pedido no texto-base da Campanha da Fraternidade que resgatemos a riqueza do relacionamento de São Francisco com as criaturas, valorizando suas atitudes e contextualizando-as em nosso modo de viver hoje, num mundo consumista como o nosso. Aproveitemos para fazermos nossa parte pela vida de nosso planeta, num projeto de sustentabilidade motivado pelo amor evangélico com o qual Francisco de Assis viveu sua relação com todas as criaturas!

Frei Marconi Lins, OFM

sexta-feira, 11 de março de 2011

11º RETIRO FRANCISCANO DE CARNAVAL

Pela décima primeira vez, realizou-se no Convento de Santo Antônio, Lagoa Seca, PB o Retiro Franciscano de Carnaval, nos dias 5 a 9 de março p.p. A iniciativa é de Frei Marconi, ainda quando Secretário da Pastoral Vocacional da Província. Agora, como Ministro Provincial, ele quis dar continuidade a esse momento muito importante de divulgação da espiritualidade franciscana.





A espiritualidade franciscana é um modo muito especial de se viver, na Igreja e no mundo, a vida cristã que é o projeto evangélico de Jesus Cristo. Desta forma, o Retiro tem como objetivo principal dar a conhecer a espiritualidade franciscana para quem não a conhece, bem como aprofundá-la com os que já a conhecem. Cada ano, uma dimensão da espiritualidade é aprofundada num clima de oração, reflexão e convívio fraterno.

Este ano o tema foi Aprender com Francisco de Assis a reverenciar a Criação: do Cântico das Criaturas ao clamor profético da Criação que geme em dores de parto. O tema foi motivado pela Campanha da Fraternidade 2011 que tem por tema: Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). Também porque no texto-base da Campanha, São Francisco é lembrado como “um modelo para os que buscam uma relação mais qualitativa em relação às criaturas” como também nos é proposto “resgatar São Francisco neste contexto de nossas relações com as criaturas da natureza”. Desta forma as reflexões se basearam nas dimensões da justiça, paz e a reverencia à criação.




Participaram 70 pessoas, divididas em 8 grupos ou fraternidades e o clima foi de reflexão, oração, partilha em grupos e animação.

Esperamos continuar realizando anualmente o Retiro Franciscano de Carnaval e, dessa forma, entusiasmar a vida de muita gente com a riqueza da espiritualidade de São Francisco.

quinta-feira, 10 de março de 2011

QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO

Quaresma é tempo de escuta da Palavra, de oração, de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal de nosso Senhor Jesus Cristo. E somos convidados a aproveitar esse tempo de graça, valorizando os canais pelos quais esta se comunica: a oração, a participação nos sacramentos da penitência e da eucaristia, as práticas devocionais deste período, de modo especial a Via Sacra e o Santo Rosário.

No mundo em que vivemos, somos diariamente interpelados por tantos rostos sofredores, que clamam por nossa solidariedade. A Igreja samaritana não pode passar adiante, na presença de tantos irmãos e irmãs que dela esperam acolhida fraterna, ombro amigo, mãos generosas, que os ajude em sua caminhada para o Pai.

A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para bem vivermos a Quaresma. Com sua metodologia característica do Ver - Julgar - Agir, baseada, a cada ano, num Tema e num Lema, a Campanha da Fraternidade nos oferece uma ótima oportunidade para superarmos qualquer dicotomia entre fé e vida.

Este ano, a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

É nesse contexto que a CNBB propõe para 2011, a Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e a vida no planeta", e como lema "A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)".

Na medida em que cada cristão ou cristã for capaz de vivenciar seriamente o próprio batismo, sua conversão diária não será mais mera questão de retórica, mas será uma dimensão permanente em sua vida.

Que o Senhor da Vida nos abençoe a todos em nossa caminhada quaresmal, e mais ainda, em nossa marcha diuturna, na direção do Reino que nos foi preparado antes da fundação do mundo (cf. Ef 1). Associados à morte de Cristo pelo Batismo, nós o seremos, também, na sua ressurreição. E Deus será tudo em todos.

Brasília, 04 de outubro de 2010, na memória de São Francisco de Assis.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...