visitas

sábado, 16 de outubro de 2010

A SOLIDARIEDADE EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Nos Escritos da Vida de São Francisco encontramos seu comentário sobre o sentido das bem-aventuranças evangélicas. Enfocando o tema da paciência, ele tomou uma das bem-aventuranças a qual diz: "Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5,9).

Observando o sentido desta palavra de Jesus, São Francisco assim comentou: "O servo de Deus não pode saber quanta paciência e humildade tem em si mesmo, enquanto está satisfeito consigo. Quando, porém, chegar o tempo em que os que deveriam satisfazê-lo, fazem-lhe o contrário, quanta paciência e humildade aí tiverem, tanta tem e nada mais (in Fontes Franciscanas: Admoestações 13, p. 94). Assim, ser gente de paz, de paciência, humildade e solidariedade requer firmeza e perseverança nas circunstâncias de provação.

As bem-aventuranças franciscanas nos fazem descobrir a importância da paciência na vida de família, de comunidade-fraternidade e missão. Na primeira séria de reflexão que eu fazia sobre "Compartilhando com Você", aí comentei sobre o valor da paciência na vida familiar, comunitária e social. A idéia básica é esta: ser paciente é entrar em contato com o nosso ser profundo chamado de "eu espiritual", para nele sentir a paz cuja fonte é Deus. Portanto, é dessa Fonte que nascem paciência, humildade e solidariedade.

Nesse sentido, a Bíblia diz que "o SENHOR é paz" (Juízes 6, 24). Quem encontra essa paz no SENHOR é que pode ser e viver com paciência, humildade e solidariedade. Sendo assim, podemos dizer que a Solidariedade em São Francisco de Assis, nasceu do coração do Senhor DEUS de Abraão, de Isaac, de Jacó e de Jesus Cristo.

Portanto, é na divina Fonte da paz que podemos conseguir a força da paciência para enfrentar os desafios, dificuldades e sofrimentos; a graça da humildade para não sermos arrogantes, orgulhosos e prepotentes; a benção da solidariedade para sermos humanos, compreensivos e cooperadores com os pobres socialmente marginalidade no mundo da vida, onde a desigualdade choca a consciência da gente que deseja a paz.

Quando São Francisco saltou desse mundo desigual, ele se esforçou penitencialmente para cooperar com o resgate da dignidade do ser humano pobre, oprimido e humilhado. No contexto de seu tempo, o caminho que ele encontrou foi acolher e abraçar os pobres de Assis. Por isso, logo que ele organizou uma comunidade-fraternidade de irmãos, disse-lhes: "Os irmãos devem estar satisfeitos quando estão no meio de gente comum e desprezada, de pobres e fracos, de enfermos, leprosos e mendigos de rua" (Regra 1,9).

Onde São Francisco encontrou essa consciência de solidariedade? Nos livros? Nas ciências e tecnologia de ponta? Certamente não! Sem negar o cabedal da "sabedoria do mundo", penso que a solidariedade de São Francisco de Assis nasceu de sua intimidade com o Senhor e de sua inserção no mundo dos pobres.

Portanto, foi no terreno humano "de gente comum" do mundo, que São Francisco encontrou a semente de um novo mundo, para na sua missão agir com senso de amor, de solidariedade e fraternidade. E assim, foi em Deus, nos pobres e na natureza que o profeta e santo de Assis encontrou o segredo da paciência, da humildade e da solidariedade. Encontrando esses valores de humanização, ele, com seus irmãos e irmãs se espalharam pelo mundo da vida, dando Deus a todos "em espírito e verdade" (cf. João 4,23-24).

E aqui, esse "mundo da vida", significa o vasto meio ambiente da criação-natureza, a família, a comunidade, a sociedade e a humanidade. Foi dentro desse mundo de altos e baixos, que São Francisco, seus irmãos e irmãs procuraram viver e espalhar o espírito evangélico de paz, paciência, humildade e solidariedade.

E hoje, o que estamos fazendo para espalhar essa mesma mensagem, no mundo da vida atual? E você que é um romeiro, uma romeira de São Francisco tem se esforçado, penitencialmente, para cooperar com a paz e a solidariedade no mundo da vida? Lembre-se que esse mundo da vida é a natureza ao seu redor, sua família, sua comunidade, a sociedade e a humanidade.

É nesse mundo que, franciscanamente você pode dar Deus com paciência, humildade e solidariedade. E lembre-se: sem discriminar ninguém! Que SENHOR da nossa paz, nos abençoe na missão libertadora de dar Deus ao mundo da vida: com um sorriso espontâneo, um aperto de mão verdadeiro, um abraço sincero com afeto e amizade, uma atitude de presença solidária, um gesto de partilha... O que importa é ser criativo, criativa sem jamais perder o dom da paz e da esperança, nesse mundo atual da vida.


Colaborador: Frei Anízio Freire, OFM.

Fonte: http://www.paroquiadecaninde.com/noticias.php?ident=245#

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PAINEL COMEMORA 120 DE TRADIÇÃO NA FESTA DE SÃO FRANCISCO


Este ano estamos comemorando os 120 anos de procissão com o Painel de São Francisco das Chagas. Durante os festejos serão feitas várias homenagens ao painel, que todos os dias sairá de sua capela, ao lado da Basílica, em procissão pelas ruas da cidade até a Praça dos Romeiros onde é celebrada a novena.

A obra de arte que chegou a Canindé no ano de 1890, após a restauração da Matriz de São Francisco das Chagas, foi criado pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, na Itália.

Os moradores, romeiros e os frades franciscanos conduziram a obra de arte, pelas ruas de Canindé.

O Painel, que durante anos foi foco da devoção por São Francisco das Chagas sofreu algumas danificações provocadas pelo tempo. Em 1989, Maria Vieira, atualmente moradora do Bairro do Monte, foi responsável pela restauração desse símbolo devocional de Canindé.

A estampa que traz a imagem de São Francisco deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano. No mês de outubro, na festa de São Francisco das Chagas; no dia de 02 de agosto, quando a igreja comemora o Perdão de Assis e no dia 17 de setembro, data em que é celebrada a festa das Chagas de São Francisco.


Fonte: Trecho do Jornal O Santuário de São Francisco de Canindé, Edição Outubro/2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CELEBRAÇÃO SOLENE MARCA INÍCIO DA FESTA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS

A festa de São Francisco as Chagas começou nesta quarta-feira (07/10), às 4h, com um missa solene presidida pelo frei João Amilton dos Santos, Pároco e Reitor do Santuário de Canindé.

O levantamento das bandeiras do Brasil, de Canindé e de São Francisco das Chagas marcou início das festividades. Mais de duas mil pessoas estavam presentes na celebração repleta de emoção e devoção ao santo protetor dos pobres e humildes, do povo de Deus. A missa foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, permitindo que os devotos espalhados pelo Brasil pudessem acompanhar a celebração.







No mesmo dia, o povo acompanhou a primeira procissão com o painel de São Francisco das Chagas, que está completando 120 anos. É tradição o painel sair no primeiro dia da festa e durante a novena realizada na Praça dos Romeiros.

A festa do padroeiro de Canindé será encerrada no dia 17 de outubro. Até lá são aguardadas mais de um milhão de pessoas. Durante todos os dias os devotos poderão acompanhar celebrações, novena e receber bênçãos dos franciscanos do Santuário.

Fonte e fotos: http://www.paroquiadecaninde.com/fotos.php?ident=108

sábado, 9 de outubro de 2010

CAMINHANDO JUNTOS PARA CONTROLAR A HANSENÍASE EM PERNAMBUCO

Foi este o tema da caminhada promovida pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife e a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco e com o apoio de outras entidades, entre elas a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Eis as razões dessa iniciativa:

1. No inicio deste ano o projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com sede em São Paulo, levou ao Conselho Permanente da CNBB, em Brasília, o pedido para que se aproveitasse o dia 10/10/10 para se fazer uma campanha de divulgação e conscientização sobre a hanseníase, visto que nesse dia, um domingo, as leituras da liturgia e particularmente o evangelho seriam propícios para isso (Jesus e os dez leprosos, Lucas 17,11-19). A proposta foi acatada e feita a divulgação para todas as dioceses e paróquias da Campanha Nacional sobre a hanseníase no intuito de somar esforços com a sociedade e oferecer informações atualizadas, para superar os preconceitos e o estigma em relação a essa doença.

2. No Brasil, em 2009, foram diagnosticados 37.610 casos novos de hanseníase, sendo 2.669 em menores de 15 anos de idade, caracterizando uma situação de alta e muito alta endemicidade, respectivamente. No mesmo ano, em Pernambuco, se diagnosticou 3.204 casos, sendo 322 em menores de 15 anos, colocando o estado na condição de muito alta endemicidade na população geral e hiperendêmico em menor de 15 anos. Tais números expressam a necessidade de se programar estratégias e ações para o controle da doença no país e no estado. Face esse contexto e por comungar do mesmo ideal, a Pastoral da Saúde e a Coordenação Estadual do Programa de Controle da Hanseníase – Secretaria Estadual de Saúde/PE, com o apoio de instituições como a Província Franciscana, Morhan, FENSG/UPE e municípios da região Metropolitana, unem forças para promoção da parceria: “Caminhando juntos para controlar a Hanseníase em Pernambuco”.


Às 8:00 teve início uma concentração, em frente à Basílica de N. Sra. do Carmo, no centro do Recife, animada pelo grupo de arte-educadores com a peça “Drª Gilca e os Anjos da Saúde” e um grupo de cânticos formado por frades franciscanos. Aos poucos foi crescendo a aglomeração e o envolvimento dos transeuntes e, através do carro de som, tomaram a palavra Dra. Ana Wylma Pinto Saraiva, Coordenadora do Programa de Prevenção, Vigilância e Controle da Hanseníase – SES/PE; Vandson Holanda, Coordenador da Pastoral da Saúde do Regional NE 2 da CNBB; Frei Marconi Lins, OFM, Ministro Provincial dos Franciscanos e Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife e Bispo referencial da Pastoral da Saúde da CNBB Regional NE 2, esteve presente falando para o público presente e dando entrevista à imprensa. Foram distribuidos camisetas e bonés com o tema da caminhada e em pouco tempo mais de uma centena de pessoas formava uma aglomeração que cantava, dançava e entregava aos passantes, material de divulgação da campanha de controle da hanseníase em Pernambuco.

Às 10:00 foi iniciada a caminhada que percorreu algumas ruas centrais do Recife, terminando com uma celebração no Convento de Santo Antônio, sede da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Na celebração Dom Fernando Saburido leu o texto da cura dos dez leprosos do Evangelho segundo Lucas (17,11-19) e fez, em seguida, uma reflexão convocando a todos os que participaram da caminhada a serem multiplicadores das questões relativas à hanseniase:
Com o crescimento dos casos de hanseníase em nosso país e particularmente em Pernambuco, devemos conhecer a doença, divulgar seus sintomas, mostrar que é uma doença que tem cura e combater o preconceito que ela causa.

No final da celebração, todos acompanharam Dom Fernando rezando o compromisso: Altíssimo e bom Senhor, Deus da vida e Senhor da História, queremos terminar esta manhã de mobilização, de caminhada e de escuta de Tua Palavra, assumindo o compromisso de trabalhar pela conscientização da população de nosso país sobre a grave situação da hanseníase entre nós, mostrando que é uma enfermidade que tem cura, seu tratamento é gratuito, mas o desconhecimento dos sinais da doença e, sobretudo o preconceito, podem retardar o seu controle e eliminação. Iluminados por Tua Palavra, queremos nos unir e, por gestos concretos, proclamar que queres que tenhamos vida e vida abundante. Amém!

Com esta caminhada e a participação dos frades, consolida-se o projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, aqui em nossa Província. Depois daremos mais informações sobre o projeto em nossa Província.

Frei Marconi Lins, OFM
Ministro Provincial

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FELIZ ANIVERSÁRIO, FREI MARCONI!


Celebrar a vida é sempre um presente de DEUS, por isso estamos felizes em saber que o nosso Provincial está completando mais uma primavera. A data não podia ser outra, dia em que celebramos o Pai da Ordem do Frades Menores. Somos felizes em ter um amigo e irmão na Ordem Franciscana. Frei Marconi, que Deus o abençõe e ilumine na sua caminhada, dando-lhe força e coragem para continuar seguindo os passos de Francisco à frente da Província. Receba o nosso abraço fraterno neste dia especial para o senhor, Província e para todos nós.

FELICIDADES!

NA SOLENIDADE DE NOSSO PAI FRANCISCO DE ASSIS

Caros confrades, irmãos e irmãs que encontrei nas estradas da vida por causa de Cristo e de Seu servo Francisco de Assis,
Paz e Bem!

Na passagem dos 784 anos do trânsito de nosso irmão e pai Francisco de Assis, alegra-nos imensamente a força com que o seu testemunho de vida continua vivo na Igreja e no mundo! No início deste ano o papa Bento XVI, chamou Francisco de “ícone viva de Cristo” e lembrou que Dante Alighieri, grande poeta italiano, em sua obra A Divina Comédia, se refere ao nascimento do Poverello dizendo: “Nasceu para o mundo um sol”.

Em todos os âmbitos da sociedade, Francisco se faz presente convocando-nos para a
convivência fraterna e reconciliada, quando lembramos fatos de sua vida: o encontro com os ladrões, com os leprosos, com o lobo de Gubbio, com o sultão Melek-el-Kâmel, no Egito, num tempo de enfrentamento e intolerância entre cristãos e mulçumanos! Antes de sua morte buscou reconciliar o bispo e o prefeito de Assis, enviando seus frades a proclamarem a força do perdão contida num dos versos de seu Cântico do Irmão Sol!

Sua vida e seu testemunho surgem atuais neste tempo em que vemos crescer o número de pobres, a xenofobia, o fundamentalismo religioso, a intolerância e o preconceito entre pessoas e grupos em muitas partes do mundo. Francisco continua sendo lembrado também como precursor dos que buscam proteger o meio ambiente e todas as formas de vida em nosso planeta. É celebrado como padroeiro da ecologia, por seu jeito fraterno de se relacionar e de chamar todas as criaturas de “irmãs” e “irmãos”, convidando-nos a reverenciar e amar todos os seres animados e inanimados por terem sidos criados pelo Altíssimo Deus!

Onde Francisco encontrou esta força espiritual, fraterna e moral que continua fascinando a todos nós? Talvez uma afirmação de seu primeiro biógrafo Tomás de Celano nos dê uma pista segura para encontrarmos a resposta: “Francisco era um homem transformado não só em orante mas na própria oração” (cf. 2 C 95). Ele fez uma experiência de Deus que transformou radicalmente sua vida, e essa experiência ele expressa de forma muito viva em seu testamento dizendo: “...o Altíssimo mesmo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do santo Evangelho” (cf. Test 14).

Outro traço marcante da vida de Francisco que o faz tão conhecido e estimado é sua disposição para caminhar entre homens e mulheres anunciando a mensagem de conversão, de paz e de bem que constitui próprio o Evangelho: “Durante dezoito anos completos, seu corpo não tivera quase nenhum descanso, pois tinha andado por várias e extensas regiões, lançando por toda parte as sementes da palavra de Deus com aquele espírito decidido, devoto e fervente que nele residia. Tinha enchido a terra inteira com o Evangelho de Cristo: num só dia chegava a passar por quatro ou cinco povoados, ou mesmo cidades, anunciando a todos o Reino de Deus, e edificando os ouvintes tanto pela palavra como pelo exemplo, pois toda a sua pessoa era uma língua que pregava” (cf.1C 97).

É esta herança humana e espiritual que nos deixou Francisco de Assis que devemos traduzir apaixonadamente em gestos concretos em nossas fraternidades, em nossas famílias, em nossa presença e atuação na Igreja e na sociedade! E Francisco de Assis continuará sendo uma presença viva na história humana também através daqueles que se dizem e se deixam chamar de franciscanos!

Boas Festas de nosso seráfico pai Francisco!
“O Senhor lhes dê a Paz!”

Recife, 03 de outubro de 2010.


Frei Marconi Lins, ofm
Ministro Provincial

Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...